Monday, February 29, 2016

Instituto Gerir trouxe melhorias à varios setores na Hutrin

De janeiro a dezembro de 2015 foram contabilizados mais de 100 mil atendimentos ambulatoriais e de emergência no Hutrin. De acordo com a administração, após a inserção da OS Instituto Gerir no hospital houve melhorias na qualidade do atendimento com investimentos na infraestrutura e implantação de modernos processos de gestão.
Gustavo Sebba, após a visita técnica, salientou que é perceptível as transformações do Hutrin com a gestão da OS. “Vemos uma hospital complexo e organizado, referência para saúde municipal”. O deputado estadual disse que, evidentemente, há dificuldades pela alta demanda de pacientes e que a Goiânia ainda continua atendendo os municípios que não tem estrutura na saúde primária. “Vemos que o Hutrin consegue atender além da demanda. É ainda um gargalo a saúde primária e básica nos municípios”.
O deputado fez referência a ‘ambulancioterapia’ para exemplificar as dificuldades dos municípios. No entanto, o deputado reconheceu que o Hutrin tem o poder de resolução relevante para a cidade, mesmo sem atender cirurgias de alta complexidade.
Apesar do Hutrin não contar com uma sala de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) o Instituto Gerir mantém um contrato terceirização com uma UTI móvel. Daniel Flávio ainda enfatizou que antes da reformulação do hospital o local era chamado de ‘postão’. De 2009 a 2012, o diretor geral disse que os equipamentos e instalações eram precários.
De acordo com o parlamentar, a estrutura física e a qualidade nas demandas atendidas têm trazido destaque para o hospital, o que acarreta sobrecarga aos profissionais no atendimento a comunidade local. Gustavo Sebba ponderou que apesar da sobrecarga, a unidade hospitalar tem sobressaído, superando as dificuldades, porém tem à disposição várias especialidades de baixa e média complexidade, dentre elas a pediatria, psicologia, cardiologia, clínica médica, ginecologia, obstetrícia e cirurgia geral.
“Futuramente, a diretoria quer transformar essa unidade em hospital de urgência e maternidade, que já faz esse papel. Esse hospital absorve uma demanda superior aquela proposta para ele, o que desafoga a capital. Poucos municípios tem essa estrutura”, comentou o parlamentar.        
“Após o Instituto Gerir houve ampliação das áreas do lixo hospitalar, separação de resíduos sólidos, melhoramento estrutural do centro cirúrgico e, principalmente da unidade de emergência”, enfatizou. Daniel Flávio salientou que há projetos para a implementação de UTI e estrutura para cirurgia de alta complexidade.
Acompanhando a Comissão de Saúde estiveram presentes: o diretor técnico, Valdeir de Sousa Teixeira, o diretor administrativo, Gilmar dos Passos, a assistente administrativa, Helena Muniz e o presidente do Instituto Gerir, Eduardo Reche.

No comments:

Post a Comment